T R A N S P A R Ê N C I A S



terça-feira, 3 de março de 2009

INFLUÊNCIAS, UMA VIDA...DUAS CULTURAS


Cedo parti.
Parti para Moçambique. Para a terra onde o pôr de sol tem a cor da terra e onde o mar tem a verde transparência de uma aguarela.
Terra que brota energia e que ainda hoje me inspira.
Terra de gente envolta em panos coloridos, habilmente tecidos por mãos generosas, como uma paleta de diferentes cores na mão de um pintor. Onde o riso das crianças é contagiante. Onde as mulheres têm o cheiro das especiarias. Onde os homens têm o sabor a mar.
Terra de grandes espaços e onde a linha de horizonte se funde. Terra selvagem onde cedo aprendi o sabor da palavra Liberdade.
Tarde voltei.
Voltei para Portugal. Para a terra que me viu partir, onde o sol se põe por trás de uma névoa sobre um mar revolto onde ondas de alva espuma me trazem novas do que deixei.
Terra que me acolheu e onde por trás de uma vidraça, embaciada pelo contraste entre o calor aconchegante do interior com o frio agreste do exterior, tendo o mar como horizonte, me entretenho a manchar de cor a tela da minha vida. Onde com simples traços rápidos, desenho silhuetas humanas.
E recordo por vezes com alegria, outras tantas com saudade, o riso, o cheiro e os sabores, deixados para trás.
Limitada ao meu espaço, tendo o mar como horizonte e nesta selva de lugar, espraio no papel ou na tela, a fluidez livre do pensamento, tendo como sonho voltar à terra para onde cedo parti.

Palavras de LUIS REINA acerca de mim (Março 2009)

1 comentário:

becas disse...

...e quem assim escreve é GENTE A SÉRIO!!! Que bem...!