T R A N S P A R Ê N C I A S



quarta-feira, 14 de maio de 2008

Francisco Adrião

Arquivo: Edição de 20-06-2007 do Jornal Matosinhos Hoje

SECÇÃO: Sociedade

Antonieta Castro, uma autodidacta apaixonada pela pintura

A sensibilidade através de um pincel

“Antonieta Castro é bem o exemplo de que na escola não se aprende tudo. De nada servirão muitos anos numa escola de artes ou outra qualquer, a aprender técnicas, se não existir dentro de cada um, a sensibilidade que serve de trampolim para fazer uso do que aprendeu”.

Estas palavras de Lenamar podem, perfeitamente, servir de apresentação da pintora Antonieta Castro, pois apesar de não ter uma formação superior, possui uma sensibilidade que faz superar todos os estudos. “Nunca frequentei nenhum curso superior. Em Moçambique, até 1974, não havia Faculdade de Belas Artes. Sou autodidacta, baseei-me em livros de outros artistas, vi-os trabalhar, vi exposições”, explica a artista, que afirma não se sentir inferiorizada por este facto: “Sinto-me bastante bem, gosto muito e domino bem a técnica”.

Maria Antonieta Castro é uma pintora autodidacta, que iniciou a sua actividade profissional como desenhadora na Universidade de Lourenço Marques, actual Maputo, tendo trabalhado, mais tarde, em Portugal, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto, onde fazia desenhos de anatomia, biologia e citologia. Também ilustrou livros de carácter científico.

A sua participação em exposições colectivas é já incontável e as exposições individuais também têm sido regulares na última década. Maria Antonieta Castro já recebeu alguns prémios que distinguem a sua obra. A conversa com a pintora deixou transparecer o seu amor pela pintura, um fascínio que já vem “desde o liceu”, pois “gostava muito de desenhar”. Então, entusiasmou-se e nunca mais abandonou a sua paixão pela pintura. Em Moçambique, com o pintor Eugénio de Lemos, aprendeu várias técnicas e contactou com diversos materiais, o que lhe deu um conhecimento sólido para o desenvolvimento do seu trabalho, onde se podem encontrar aguarelas, óleos, acrílicos, etc.

Reconhece que as suas influências são variadas: pintores locais, pessoas, climas, cheiros, cores, frases, por isso, é possível detectar nos seus quadros algo de sensorial e uma força cromática muito forte. A pintora, que afirma estar afastada do meio, lamenta o pouco apoio que tem tido, apoio esse que, na sua opinião, é apenas dado “a uma classe de elite”, o que não a tem impedido de trabalhar e expor, estando representada inclusive no estrangeiro, quer em espaços públicos, quer em colecções privadas. Um pouco nostálgica, recorda outras pintores que aprecia como, Helena Abreu e Ana Estrela, António Luís. A pintora lamenta também o facto de nunca ter exposto as suas obras na Câmara Municipal de Matosinhos, mas acredita que ainda possa ser possível.

Talvez para compensar este afastamento do meio artístico, Antonieta Castro optou por dar aulas em casa e, assim, pode sentir-se mais realizada ao partilhar com as suas alunas a sua técnica e talento. Eduarda Durão, Teresa Malheiro, Filomena Alves, Marina Monteiro, foram algumas das suas alunas. Na sua pintura é possível detectar duas facetas: uma figurativa e outra que está ligada à técnica de manchas. “Gosto de trabalhar a mancha”, confessa a artista, que explicita:” Sem ser definida, é espontânea, a mancha sai e depois dou-lhe a forma”, “Não é planeado, é tudo no momento” Este gosto pelo que é natural, espontâneo, quase instintivo, está bem patente nalguns dos seus quadros.

A pintora, ao terminar a sua conversa com o MH, anunciou novos projectos, pois, no final do ano, deverá expor em Lisboa. Neste momento, a pintora mostra-se até disposta a dar aulas a crianças, encarando a hipótese de vir a realizar um workshop. Reiterou a sua tranquilidade a nível profissional, dizendo: “Sinto-me bastante realizada”.


Newspaper “Jornal Matosinhos” on the 20th June, 2007

SECTION: “EVENTS”

Self-taught artist, Antonieta Castro, with an enormous and strong passion for painting

Sensibility shown through a brush

Antonieta Castro is the good example that one does not learn everything in school. Infinite years in art school learning techniques, or any other, will not do much, if the person has no sensibility within him or herself – sensitiveness is essential - and a spring-board to use in what is learnt.

These words written by Lenamar, can be applied to this introduction of the painter, Antonieta Castro. She has no PhD’s, but she has an enormous sensibility, actually, one that is above any and all studies.

“I never went to University, actually, in Mozambique, there was no such thing until 1974. I am totally self-taught. I based myself in books of other artists, I saw other artists painting and went to many exhibitions”, says the artist who does not feel at all inferior or incapable to achieve greatness: “Actually, I feel quite well as I have the perfect domain in techniques”.

Maria Antonieta Castro is a self-taught artist, who started her activity as a designer in Mozambique and later moved on to Portugal. She also made scientific book illustrations.

Her participations in collective exhibitions are numerous, and she has had many private exhibitions in the last decade. Maria Antonieta Castro has received awards distinguishing her work. My conversation with the artist was clear on her passion to painting, and her fascination for art which “started in high school”, as she “loved making drawings” she went on saying. She then got enthusiastic and never gave up her passion for art. In Mozambique, together with the painter Eugénio de Lemos, she learnt the various techniques and also learnt to work with the various materials. This alone gave her the solid basis to develop her work which branches, watercolour paintings, oil paintings, acrylics, etc.

She admits that she has had been influenced by Portuguese painters, and people from all areas, by places, climates, odours, colours, and even phrases. Thus, in her paintings, one can easily sense something sensorial and a very strong chromatic force. The painter alleges that she is slightly away from the art leads. She is actually quite sorry that she has had little help, which in her opinion, is only given to “a small elite”. Yet, this has not stopped her from exhibiting her work. Actually, her work can also be seen overseas, both in public places and in private collections. With a slight nostalgic, she refers to other painters she admires, such as Helena Abreu and Ana Estrela.

In her paintings one can distinguish two aspects: one is symbolic and the other to do with the stain-like technique which she confesses she likes doing: “although not accurate, it is spontaneous, not planned, and it all comes to me in the spare of the moment”. The love she has for all that is natural and spontaneous, almost instinctive, is well shown in her paintings.

At the end of the interview, the painter announced her new projects in her area which include an exhibition in Lisbon at the end of the year.

At present, her love for art is so strong, that she even teaches children and adults – for the near future, she is considering a workshop. She ended by saying firmly “I am quite happy with what I have accomplished”.

By: Francisco Adrião

Sem comentários: