T R A N S P A R Ê N C I A S



quarta-feira, 14 de maio de 2008

Lenamar

(Jornalista)


SUBTILEZAS E TRANSPARÊNCIAS

Antonieta Castro é bem um exemplo de que na escola não se aprende tudo.

De nada servirão muitos anos numa escola de artes ou outra qualquer, a aprender técnicas, se não existir dentro de cada um, a sensibilidade que serve de trampolim para fazer uso do que aprendeu.

Mas além deste exemplo, a artista é um outro caso raro de quem faz do desenho a sua profissão em áreas onde o mesmo é obrigatoriamente “perfeito”, não conseguindo depois “libertar-se” desse perfeccionismo profissional nos seus trabalhos artísticos.

No caso presente, quando “encerrada” no seu atelier, passa a ser a pintora e não a desenhadora por profissão. Graças a este divórcio, podemos apreciar nas suas aguarelas uns traços muito soltos, um brincar com o lápis numa leveza que já de si suave “casa” muito bem com as manchas de tons ora delicados, ora mais agressivos, mas sempre em perfeita sintonia.

Podemos, aliás, quase classificar Antonieta Castro como uma aguarelista de manchas, onde o que lhe parece ser ganha forma e passa a ser certeza no trabalho final, para todos os que apreciam.

Voltada essencialmente para o figurativo, transmite, sobretudo através do corpo da mulher, toda a sensualidade, delicadeza, ou mesmo timidez que a figura feminina encerra em si, são expressões fugazes ou não, mas deixam mensagem que muitas vezes se procura num trabalho e não se encontra. Para além do que nos é permitido ver, é-nos dada a possibilidade de imaginar, de descobrir ou interpretar o que muitas das suas manchas podem contar.


TRANSPARENCIES AND SUBTILITIES

Antonieta Castro is a good exemple that we don’t learn everything at school.

It is no use being many years in an art or in any other one learning technical theories if we don,t have sensibility which serves as a spring-board inside us to make use of what we have learnt. Besides this example, the artist is another rare case where by she makes the painting her profession in areas where it is compulsory to be “perft”, not allowing any liberty, in a later stage in her professional perfection of her artistic work.

In the present case, when “confined” in her studio, she becames a painter and not a simple drawer by profession. Do to this “separation” we can appreciate in her watercolours some loose traces where she plays with the lightness and smoothness of her pencil which she matches very well with the delicate stains or aggressive ones, but always in perfect syntony.

We can almost classify Antonieta Castro as a watercolour painter where what seems to be a simple form becomes a definite one at the end of her work, where we can all appreciate it.

Essentially turned to the figurative, she transmits especially through a woman’s body, all the sensuality, delicateness or even the shyness of an enclosed feminine figure. They are transitory expressions, or not, but they leave the message that we almost always look for in a work but we don’t find it.

Beyind what is “permitted” to observe, we are given the possibility to imagine, to discover or interprete what the stains want to tell us.

By: LENAMAR – Translation of article published in “Voz de Gaia” – 30.04.1997

Sem comentários: